top of page
Âncora 1

Apresentação:

Esta capacitação tem o objetivo especial de capacitar os participantes para a gestão eficiente do almoxarifado, com foco em controle de estoques e materiais, adotando boas práticas de armazenamento, movimentação, registro e controle patrimonial. O curso abordará técnicas de organização, classificação e inventário, visando a redução de desperdícios, otimização de recursos e conformidade com normas e procedimentos aplicáveis à administração pública e privada.

Público-Alvo

Servidores públicos ligados as áreas de gestão de almoxarifados, secretários municipais, prefeitos, controladores internos, contadores e demais interessados.

Âncora 2

Programa:

Introdução à Gestão de Almoxarifados

  • Conceitos fundamentais de patrimônio público

  • A importância da gestão eficiente para a administração pública

  • Aspectos legais e normativos

Práticas de Gestão de Estoques e Almoxarifados

  • Como estruturar o Setor de Almoxarifado em uma Organização Pública

  • Cadastro de itens: relação com o setor de compras, licitações, contabilidade e tesouraria, gestão de estoques por fontes de recursos, contabilização e classificação da despesa com materiais;

  • Adequação dos controles de estoques para o cumprimento do PIPCP – Portaria nº548/2015 da STN;

  • Procedimentos de registro e contabilização dos estoques de materiais de acordo com o MCASP – Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, da Secretaria do Tesouro Nacional;

  • Controle de estoques: métodos e ferramentas

    • Materiais de Expediente e Escritório

    • Materiais de Informática

    • Materiais de Higiene e Limpeza

    • Materiais Médicos e Hospitalares

    • Medicamentos

    • Materiais de Construção Civil

    • Materiais Automotivos, combustíveis e lubrificates

    • Casos Especiais

  • Fluxo de entrada e saída de materiais

  • Inventário de Estoques

  • Avaliação de Estoques

  • Procedimentos de Auditoria e Verificação de Estoques

  • Segurança dos Estoques

Boas Práticas e Casos Reais

  • Casos de sucesso na gestão patrimonial pública

  • Como implementar melhorias e otimizar os processos no dia a dia

Modelos de Documentos e Ferramentas Práticas

  • Controles Gerais

  • Fluxo de Ingresso, saída e baixa

  • Inventário de Estoques

  • Avaliação de Estoques

  • Checklists de Auditoria

  • Checklists de Verificação e Segurança

Âncora 3

Data/Horário:

13 e 14 de maio de 2025:

  • Terça-feira, 13 de maio de 2025: das 08h às 12h, e das 13h30 às 17h30;

  • Quarta-feira, 14 de maio de 2025: das 08h30 às 11h30.

Âncora 4

Local:

Ritter Hotéis

Largo Vespasiano Júlio Veppo, 55 - Centro Histórico, Porto Alegre - RS

Âncora 5

Investimento:

Valor Individual: R$ 830,00 por participante

Consulte preços especiais para inscrições acima de 2 participantes do mesmo órgão.

O que está incluso:

  • Coffee Break nos três turnos do evento;

  • Apostila impressa com os conteúdos trabalhados no curso;

  • Pasta e caneta personalizadas;

  • Modelos digitais dos arquivos trabalhados no curso, disponibilizados via e-mail ou WhatsApp;

  • Certificado de participação (Para emissão do certificado é necessário 75% de presença no evento.)

Professor:

Professor Nathan Wallauer
  • Administrador com mais de 12 anos de experiência em Administração Pública.

  • Mestrando em Desenvolvimento Regional pelas Faculdades Integradas de Taquara/RS – FACCAT.

  • Atua diretamente na área de Controle Patrimonial há mais de 12 anos, tendo participado da recuperação e reestruturação dos controles de bens em diversos municípios nos Estados do Rio Grande do Sul e de Mato Grosso.

  • Professor, assessor, consultor e palestrante.

  • Possui amplo e aprofundado conhecimento nas áreas de gestão de materiais e recursos patrimoniais na Administração Pública.

Nathan Wallauer

Dados para Empenho / Pagamentos

Asset Control Controle Inteligente de Ativos LTDA.

CNPJ.: 49.740.367/0001-30

Dados Bancários para Depósito:

Banco: BTG Pactual S. A. (208)

Agência: 0050

Conta Corrente: 442813-1

bottom of page